Imprimir E-mail


“Biodanza® não é apenas uma forma saudável de liberação e saúde. Sua ação constitui uma forma de ecologia humana baseada em uma percepção da vida como experiência suprema.”
Rolando Toro

O QUE É BIODANZA®

É um sistema onde os participantes tem a oportunidade de se desenvolverem como pessoa de forma integra e integrada.

"Biodanza é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto , do movimento e de situações de encontro em grupo."

 

O significado dos termos utilizados para esta definição está escrito aqui em forma mais explícita para sua melhor compreensão.

INTEGRAÇÃO HUMANA
Em Biodanza o processo de integração atua mediante estimulação das funções primordiais da conexão com a vida, que permite cada indivíduo integrar-se a si mesmo, a espécie e ao universo.

RENOVAÇÃO ORGÂNICA
A ação sobre a auto regulação orgânica, induzida principalmente mediante a estados especiais de transe, que ativam processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização e estresse.

REEDUCAÇÃO AFETIVA
É a capacidade de estabelecer vínculos com outras pessoas.

REAPRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES ORIGINÁRIAS DE VIDA
É aprender a viver a partir dos instintos. O instinto é uma conduta inata, hereditária, que não requer aprendizado e se manifesta mediante estímulos específicos, tendo como objetivo conservar a vida e permitir sua evolução.

Os instintos representam a natureza em nós, e sensibilizar-se a eles significa restabelecer a ligação entre natureza e cultura.

VIVÊNCIAS INTEGRADORAS
Uma experiência vivida com grande intensidade no aqui agora com qualidade ontológica (se projeta sobre toda a existência), na Biodanza as vivências são integradoras por que possuem um efeito harmonizador em si mesmas.

As vivências na Biodanza estão orientadas para estimular os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência, denominados Linhas de Vivência.

 

HISTÓRICO DA BIODANZA®

O sistema Biodanza® foi criado por Rolando Toro, psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno. Foi no ano de 1965, quando trabalhava como membro docente do Centro de Estudos de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade de Santiago (Chile), que iniciou seus primeiros trabalhos de dança, nessa oportunidade com pacientes do Hospital Psiquiátrico daquela Universidade.

Em 1971, viajava a Buenos Aires, onde continuou aprofundando seu trabalho. Em 1976 começava a trabalhar em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, radicando-se neste último a partir de 1978, onde permaneceu até 1989.

Em 1984 chegam os primeiros professores de Biodanza® SRT à Europa – a partir daí o Sistema Biodanza® começa a crescer também no velho continente. Rolando Toro decide viajar e instalar-se em Milão- Itália, de onde promove a expansão do Movimento Biodanza® por toda a Europa, abrindo escolas de Formação na Alemanha, Espanha, Inglaterra, França, Suíça e diversas cidades da própria Itália.

Cria a Fundação Biocêntrica Internacional Ltda, da qual foi Presidente, registrando o nome Biodanza® SRT e seu logotipo em todo o mundo. É em 1997, que volta ao Chile.

Desde ali coordenou as atividades do Movimento Biodanza® em todo o mundo até 2010 quando faleceu em Fevereiro do mesmo ano.

O professor Rolando Toro, até seu falecimento, continuou suas investigações e contribuições a ciência. Um de seus últimos aportes se refere ao conceito de Inconsciente onde incluiu à estrutura inicial proposto por Freud e Jung (Inc. pessoal e coletivo) mais duas instâncias que são "inc. vital e numen”.

O Princípio Biocêntrico, proposto por ele é o principal paradigma do Sistema Biodanza®, é origem do pensar e sentir no mundo, esse serve de orientação para a Educação Biocêntrica e para outras ações e áreas humanas como o Direito, a Medicina e Psicoterapia, a Sociologia isso para citar alguns exemplos.

Atualmente o Movimento de Biodanza SRT no mundo é coordenado por um Grupo de pessoas.

Neste momento o IBF está preocupado de registrar a “Biodanza® SRT” em todos os países do mundo e conservá-la naqueles lugares onde já havia sido inscrita; atualmente esta registrada em mais de 40 países.

O modelo econômico do IBF não esta baseado no sistema de franquia. Os professores titulados pelas Escolas de Biodanza® são profissionais livres e as escolas de formação têm autonomia econômica, dentro da metodologia para conservar a integridade do modelo.

O Certificado emitido pela IBF aos Professores Titulados tem caráter Internacional, sem qualquer restrição de uso dentro da ortodoxia do Sistema. A Escola Catarinense de Biodanza Ltda. (ECB) é uma Pessoa Jurídica Credenciada e emite certificação própria.

 

PROPOSTA DA BIODANZA®

“A Biodanza® propõe integrar e desenvolver potenciais 
humanos através da dança, música e situações de encontro em grupo".

A Biodanza®– dança da vida – atua a nível preventivo e curativo nas mais diversas áreas como educação (criança, adolescentes e adultos ), reabilitação, clínica (psiquiátrica e psicossomática), família, empresas, instituições, comunidades, etc.

Os exercícios de Biodanza® estão organizados a partir de um Modelo Teórico baseado nas Ciências da Vida: Biologia, Antropologia, Psicologia e Sociologia. A prática da Biodanza® possibilita a expressão genética das imensas capacidades afetivas e intelectuais através da coerência e unidade entre as diferentes funções orgânicas e psíquicas, ou seja, a nível motor, emocional e orgânico.

Este processo de mudança envolve o corpo em seus diversos níveis: neurológico, endócrino, imunológico e emocional, considerando cada ser humano como uma expressão singular e genuína de Vida.

 O paradigma filosófico fundamental da Biodanza® é o Princípio Biocêntrico, que inspira-se nas leis universais que conservam os sistemas vivos e torna possível sua evolução.

A Biodanza® acontece em grupo, sendo este essencial no processo de mudança porque estabelece novas formas de comunicação e vínculo afetivo. É uma matriz de renascimento na qual cada participante encontra continente afetivo e permissão para o contato e expressão de sua Identidade.

A emoção e a Vivência constituem o princípio regulador das funções neurovegetativas, ativando-as ou moderando sua atividade. A integração dos sistemas é sinônimo de cura e saúde.

A Música é o instrumento de mediação entre a emoção e o movimento corporal. A música é uma linguagem universal acessível à crianças e adultos de qualquer época e região. Utilizando a música “orgânica”, sua influência vai diretamente à emoção sem passar pelos filtros analíticos do pensamento.

A música estimula a dança expressiva, a comunicação afetiva e a vivência de si mesmo.

 A Biodanza® tem sua inspiração nas origens mais primitivas da dança. O primeiro conhecimento do mundo, anterior à palavra, é o conhecimento pelo movimento.

A dança consiste em gestos, expressões e movimentos plenos de sentido vital. É movimento de vida, é ritmo biológico, ritmo do coração, da respiração, impulso de vinculação à espécie, é movimento de intimidade.

 

ALGUNS BENEFÍCIOS DA BIODANZA®

Integração motora: ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, eutonia, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos.

- Auto-regulação sistêmica: equilíbrio neurovegetativo, eliminação de sintomas psicossomáticos.

- Aumento da resistência imunológica.

- Aumento da energia vital e disposição para a ação.

- Aumento da alegria e coragem de viver: ampliação da percepção de ser parte da totalidade.

Os Efeitos da Biodanza® são sentidos em nivel Psicossocial, profilático, curativo e pedagogico.

 

ALGUNS RELATOS DE PARTICIPANTES

"A Biodanza® tem me ajudado a entender melhor a maneira de ser de cada pessoa e de mim mesmo. Tem me proporcionado encontros gostosos comigo mesmo... é muito bom poder dançar pra mim e poder sentir cada parte de mim em harmonia com a música. É gostoso demais sentir que estou mais serena, tranqüila e que quero 'biodançar' pro resto da vida"

(...) "Percebo mudanças em mim e algumas pessoas falaram que eu estou melhor, mais comunicativa e eu me acho mais carinhosa também. sobre o momento de conversa, adorei poder ouvir as pessoas e falar um pouquinho sobre mim mesma sem sentir-me julgada, sinto-me mais viva..."

"(...), Quanto às aulas de Biodanza, elas me fazem refletir, pensar na vida, nas pessoas, nos amigos, enfim..... em tudo. Em ter cuidado, respeito, zelo pelos outros."

"Relato de Vivencia: (...) Mais uma vez nosso encontro foi muito especial! Eu estava esperando ansiosamente por ele. Esta expectativa concorria com as minhas necessidades particulares de resgatar questões existenciais."